terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como se livrar do mofo no guarda roupa

Não são poucas as casas que existe um cantinho, algum armário ou guarda-roupas que o mofo toma conta, trazendo problemas alérgicos além do mal cheiro nas roupas e utensílios domésticos, na verdade creio que são poucas que não existem mofo, e muitos tem uma dúvida, como acabar com esse mal. 

O mofo (também conhecido como bolor) são fungos que crescem em condições propícias a isso, e a principal maneira de acabar com o mofo é identificar essas condições e posteriormente aniquilá-las. Essas condições podem ser resumidas em ambiente úmido e com pouca circulação de ar, tanto uma como outra podem acontecer por vários motivos.

Ambientes úmidos podem estar ligados a infiltrações, vazamentos e até condensação por choque térmico , e muitas vezes é difícil modificar o ambiente para que não aconteça mais essa umidade, mas vale lembrar que é necessário resolver esse problema, principalmente se existir algum vazamento, além de estar enchendo de mofo sua casa, está pagando por água que não está utilizando e ainda comprometendo a alvenaria de sua construção. 

Se seu ambiente está grudado com uma floreira, ou faz divisa com a parte externa com um nível inferior a externa, procure um profissional especializado em impermeabilização, que talvez seja necessário o uso de manta asfáltica para deixar toda a água para o lado de fora.

Já a circulação de ar pode ser muito fácil de resolver, simplesmente abrindo a janela e as portas dos armários periodicamente, mas existem casos que mesmo deixando tudo aberto a circulação do ar toma outro rumo e não chega até o lugar desejado, continuando com a umidade. Então para retirar essa umidade existem algumas dicas que fazem toda (ou boa parte dela) a água acumulada no ambiente ser direcionada para algum recipiente.

Giz para quadro negro é uma dessas dicas, o giz absorve muita água, colocar pedaços espalhados no armário e trocar periodicamente fazem com que boa parte da umidade seja controlada. Também é possível espalhar alguns cravos-da-índia no armário, melhorando o cheiro dentro do armário.

Se você está sentindo mofo no armário que guarda os copos por exemplo, vale a pena tentar forrar a base do armário com papel-toalha, assim toda a água que fica no copo acaba indo para o papel, trocando o papel periodicamente pode remover boa parte de umidade.

Existe também produtos específicos para remover a água do ambiente, e são encontrados em qualquer mercado, esses produtos são chamados de Antimofo, alguns contém até aromas e são fáceis de utilizar, somente abrir o lacre e colocar dento do armário, quando o recipiente encher de água, trocar por um novo, como sempre periodicamente.

Também existem os antimofos eletrônicos, que removem a umidade, ácaros e outras coisas de um ambiente, mas não é muito do meu agrado a princípio, primeiro por gastar energia e segundo por deixar alguma coisa que gere calor dentro de um armário não deve ser uma boa opção, já que tudo é passível de pane elétrica.

É valido frisar novamente que a melhor maneira de acabar com isso é cortar o mal pela raiz, removendo qualquer motivo que traga umidade para dentro de casa e muita ventilação, se não nada resolve o problema. Conhece outras maneiras de acabar com o mofo? Compartilhe e comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário