quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O outro lado da câmera

A rotina cansativa começa logo cedo. Antes de o sol nascer, todos estão acordados, já se preparando para o ensaio que vai durar o dia inteiro. O cenário, uma série de cachoeiras em uma locação do Circuito das Águas Paulista. Um dos maiores desafios é fotografar um catálogo da coleção primavera-verão em pleno inverno, na água, em um dia em que o sol fica escondido nas nuvens. Foi numa pausa do ensaio que Jonas Sulzbach, hoje integrante do reality show mais popular do país, contou pra gente um pouco sobre sua carreira, planos e desafios. Modelo, jovem e bonito, ele faz parte de um grupo que é visto como protagonista de uma vida invejável para muitos. Polêmicas à parte, quem liga a TV e assiste ao Big Brother, mal tem ideia do que acontece até ali - da escuridão do anonimato ao brilho dos flashes. E é sobre isso que o Jonas conversou com a gente.


TENDENZA: Como foi o início da sua carreira?
JS – Estou em São Paulo há 7 anos e meio, vim de Lajeado, RS. Quem sempre quis que eu seguisse essa carreira foi minha mãe, na verdade. Foi um scouter que me trouxe, o Edilson Stein, que até foi quem descobriu a Gisele Bündchen (risos). Vim numa excursão com umas 90 e poucas meninas e oito homens. Foi bem difícil o começo, a adaptação, se acostumar à nova rotina.

TENDENZA: E como conciliar a carreira com vida pessoal?
Eu acho que dá pra conciliar. Relacionamentos podem ser mais complicados, ainda mais por causa das viagens, agendas, e tal. No fim das contas, é uma coisa que o parceiro ou a parceira têm que entender, é a profissão. Eu já tive problemas com isso, infelizmente.

TENDENZA: Não é de hoje que o uso do Photoshop tem provocado polêmicas. Você já teve alguma surpresa ao ver o trabalho finalizado?
JS – É claro. Acho que com as mulheres isso acontece com mais freqüência, mas com os homens também acontece. Comigo foi numa revista. Eu não sei como é que eles conseguiram deixar o meu corpo do jeito que ficou. Por que piorou, sabe? Ficou magro, diferente. Eu fiquei muito contente que saiu minha foto, era uma revista muito importante. Não ficou horrível, mas eu estranhei bastante.

TENDENZA: Como você lida com essa cobrança em relação ao corpo?
JS – A pessoa tem que encarar naturalmente, saber que cada coisa tem seu tempo, e não apelar para nada de remédio, nada que não seja natural. Tratar isso como uma coisa não só de estética, mas principalmente de saúde. Antes de ser modelo eu já tinha uma alimentação saudável. Por ser educador físico, meu pai sempre me orientou muito bem. Cuidar da alimentação não foi uma mudança drástica na minha vida.

TENDENZA: E quais são os seus planos para a sua carreira?
JS – No momento eu quero continuar em São Paulo. Vim do México há pouco tempo, voltei para um compromisso aqui no Brasil. A intenção inicial era voltar pra lá, mas o Brasil está muito bom de trabalho, muito melhor do que em muitos países. No momento vou ficar por aqui, mas o que eu quero daqui pra frente é viajar mais, conhecer mais países, e depois de satisfeito voltar para o Sul, retomar os estudos, e continuar a vida por lá mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário