terça-feira, 14 de junho de 2011

Mitos e verdades sobre higiene íntima

Por Área de Projetos Especiais da Editora Abril

Higiene íntima é um assunto bastante complicado. Muitas mulheres possuem dúvidas sobre o tema, mas têm vergonha de perguntar. Por isso, listamos aqui alguns mitos que as pessoas inventam sobre a higienização da área, além de verdades que toda mulher precisa saber.

O tecido da calcinha não faz diferença
MITO! A calcinha pode, sim, causar problemas. Quando feita de tecidos sintéticos, ela pode dificultar a respiração do local, o que gera um aumento na umidade. Opte por calcinhas de algodão para o dia a dia e deixe as lingeries mais ousadas para ocasiões especiais!

Dormir sem calcinha é benéfico
VERDADE! Como citado acima, a respiração do local é um fator muito importante. Quanto mais ventilada a região, menor a chance de fungos e bactérias aparecerem por lá. Na hora de dormir, não hesite em deixar a calcinha de lado e dar algumas horas de respiro para a vagina.

Sabonete líquido é melhor do que sabonete em barra
VERDADE! Por ficar sempre em contato com o ar e outras regiões do corpo, o sabonete em barra pode sofrer contaminações. Como a região íntima é uma área muito delicada, usar um sabonete líquido que fica dentro de uma embalagem plástica é mais recomendável.

Usar sabonete íntimo todos os dias pode fazer mal
MITO! O sabonete íntimo é feito para o uso diário, podendo, ainda, ser utilizado de 1 a 3 vezes no mesmo dia, quando está calor, e pelo menos uma vez em temperaturas amenas. Aliás, o sabonete íntimo é muito recomendado pelos médicos. Quando eles possuem pH ácido, eles podem e devem ser utilizados com frequência, já que o pH se aproxima ao da região íntima feminina.

Absorventes perfumados podem causar alergia
VERDADE! O ideal é utilizar absorventes sem fragrância, já que substâncias com perfume podem causar ardor, alergia e coceiras.

Usar lenços umedecidos com frequência na região íntima é recomendável
MITO! Os lenços umedecidos devem ser utilizados somente em situações emergenciais. Usá-los com muita frequência pode causar irritação e coceira na região íntima. Guarde-os na bolsa, mas só use quando for realmente necessário.

Dicas anotadas? Agora é só começar a colocá-las em prática para ficar sempre saudável, sem odores indesejáveis e longe de alergias e infecções.

Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário