segunda-feira, 30 de abril de 2012

Peeling de Frutas


Refrescantes, revitalizantes e rejuvenescedores, procedimentos à base de frutas ganham força e invadem os espaços de beleza na temporada de temperaturas mais baixas. Convenhamos, não há nada pior do que pele ressecada, cheia de manchas. Neste inverno, não aceite menos que uma pele de pêssego.

Vitamina C nela!
As frutas mais indicadas para realização dos peelings são as ricas em vitamina C, conforme explica o professor de Cosmetologia Maurício Pupo. "A vitamina C é um dos mais preciosos elementos para nossa pele". E os benefícios não param por aí. "Existem sais minerais e alfa-hidroxiácidos, isto é, ácidos naturais que promovem uma esfoliação suave. Algumas frutas, como o mamão, ainda contêm enzimas que podem ser usadas nos peelings suaves", diz.

Efeitos indesejáveis
Logo depois de uma sessão o que você vai ter é uma pele estranha e vermelha. Isso acontece porque a maioria dos peelings promove uma limpeza na derme, eliminando as células mortas. "Normalmente há uma leve descamação e a pele fica mais sensível", avisa Teresinha. 
Maurício Pupo alerta para os cuidados pós peeling: "Se não forem seguidas as regras básicas, o paciente poderá ganhar manchas escuras na pele e até cicatrizes profundas". Cuidados com o sol e aplicação de produtos específicos são algumas considerações. "Temos que ter cuidado com a vitamina C, pois ela é extremamente sensível ao sol", orienta Teresinha. Portanto, segure a precipitação e haja racionalmente. Muita ansiedade para ficar linda pode te render uma pele manchada e bem diferente da que você tanto queria.
Todo cuidado é pouco também ao aplicar receitas caseiras. Elas não podem ser usadas com total segurança, ok? "Nunca sabemos o que o consumidor irá fazer na verdade ou como ele irá interpretar as informações contidas no modo de uso e aplicação. Tem gente que aplica a fruta e sai no sol e neste caso acaba indo parar no hospital com deformação da pele, às vezes irreversível", alerta Pupo.
Mas não é só em casa que o tratamento merece cuidado prévio. A esteticista Teresinha Abreu aconselha às interessadas a passarem por uma avaliação, independente do tratamento. "Não se generaliza nenhuma aplicação com vitaminas, seja do tipo que for, depende da pessoa. Existem algumas que são alérgicas à vitamina C", observa. Então, antes de utilizar qualquer produto, ou mesmo a fruta in natura, consulte um dermatologista.

MORANGO - O delicioso morango contém o poder do ácido glicólico, excelente para combater os poros dilatados e indesejáveis cravinhos. O tratamento com a fruta é capaz de suavizar a pele, clarear manchas e estimular a firmeza da pele. 

MARACUJÁ - Feito com as sementes, o peeling de maracujá ameniza os efeitos relacionados à irritação, inflamação e vermelhidão da pele. Ele pode ser aplicado nos consultórios médicos ou nas clínicas de estética na versão plus. Mas dá para fazer o tratamento em casa mesmo, com a versão home. Essa formulação é uma exclusividade das farmácias de manipulação. 

MAMÃO COM ABACAXI - É uma dobradinha pode render um efeito ótimo. "A mistura de mamão com o abacaxi é bem recomendada, pois o abacaxi é rico em enzima – a bromelina - que dissolve as células mortas da pele", orienta o professor de Cosmetologia Maurício Pupo. Mas, nada de fazer o mix em casa. "É sempre recomendável que as aplicações sejam feitas por uma esteticista da sua confiança, pois ela saberá retirar completamente as frutas da superfície da pele e aplicar um FPS adequado. 

UVA - A uva contém substâncias antioxidantes em sua casca. Por isso, o peeling da fruta afasta os radicais livres - responsáveis pela degeneração da pele - e tem efeito anti-inflamatório. É bom reiterar que, quanto mais vibrante a cor da casca da uva, maior seu poder antioxidante, ou seja, uvas roxas são bem mais poderosas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário