sexta-feira, 1 de julho de 2011

A sogra e madrasta dos pesadelos

Que a sogra é um dos motivos preferidos para todo tipo de piadas, isso a gente sabe. Não faltam histórias na vida real e na arte para contar as peripécias da convivência entre sogra e nora. Um dos filmes que retrata isso é o famoso “A sogra” (Monster-in-law), estrelado por Jennifer Lopez, Michael Vartan e Jane Fonda (o trailer segue no fim desta postagem). Mas o que me chamou a atenção foi o que aconteceu na Inglaterra, e que você pode conferir logo abaixo. Li o post no Blog Mulher 7X7 e estou compartilhando aqui com vocês!

O pai de Heidi Withers, de 29 anos, a inglesa que recebeu um e-mail da futura sogra, Carolyn, pedindo que ela tivesse boas maneiras para entrar na família, resolveu entrar na briga. Depois que Heidi repassou o e-mail para amigos – e a mensagem caiu na rede, causando comoção – Alan Whiters, o pai ofendido, divulgou um e-mail chamando a futura sogra de Heidi de “Perua Metida” (a mais gentil das ofensas contidas na mensagem) e dizendo que ele nunca perdoaria Carolyn, a sogra, por ofender Heidi. O resto da mensagem é mais ou menos assim: “Ela [Carolyn] passou tanto tempo com a cabeça enfiada no c* que ela não sabe se fala ou se p****.”

Quer entender a história? Carolyn Bourne (na foto abaixo à esquerda) não é só o estereótipo da sogra do mal. Ela encarna o papel da madrasta má. Carolyne é madrasta do noivo de Heidi, o Freddie, e, aparentemente, acha que ela não é o que o enteado merece (veja a foto do casal abaixo). Depois de passar um fim de semana na casa dos futuros sogros, Heidi recebeu um e-mail de Carolyn reclamando da falta de boas maneiras da candidata à nora. Chocada, Heide repassou a mensagem para amigos que, chocados, retransmitiram o e-mail para outros amigos que… bem, vocês entenderam. O e-mail se tornou viral, passou de computador em computador até chegar ao jornal inglês Daily Mail.

Abaixo, segue a tradução da carta de Carolyn, um manual para educar noras. Meninas, leiam e aprendam:

“Já não era sem tempo de alguém avisá-la a respeito da sua falta de modos. Eu sinto pena de você. Infelizmente para o Freddie, ele se apaixonou por você. (…)

Se você quiser ser aceita pela família Bourne, eu sugiro que você receba orientações de especialistas com o máximo de urgência. Há muitas escolas de etiqueta por aí. Por favor, pelo seu bem, pelo bem de Freddie e de seu envolvimento com a família Bourne, faça alguma coisa o mais cedo possível.

Aqui vão alguns exemplos da sua falta de maneiras: 

- Quando você é hóspede na casa de alguém, não fale o que você gosta de comer e o que você não gosta – a menos que você seja, de fato, alérgica a algum tipo de alimento. Você não diz que não há comida suficiente para você. Você não começa a comer antes de todo mundo. Você não se serve de porções extras sem que seu anfitrião ofereça.

- Quando hospedada na casa de alguém, não fique na cama até tarde se a família acorda cedo. Você se apronta de acordo com as normas da casa.
 - Você nunca deve insultar a família com a qual você está e, definitivamente, não em público. Eu entendo que sua intenção era fazer uma piada, mas a reação no pub foi de choque, não risos.



- Você deveria ter escrito um cartão a mão endereçado a mim. Você nunca me escreveu para agradecer o período que você ficou aqui.

- Frequentemente, você tenta chamar a atenção para você. Talvez, você deva pensar no motivo.

- Ninguém se casa em um castelo se não tem um. É pedante.

- Eu entendo que seus pais não possam contribuir muito com os custos do seu casamento (não há nada errado com isso, apesar de a convenção presumir que eles deveriam ter economizado ao longo dos anos para o casamento da filha). Se esse é o caso, você deveria graciosa e refinadamente rever seus planos e ter um casamento mais modesto em benefício da renda das famílias.”

 Vocês seriam aprovadas por Carolyn? Quem foi mais mal educada? Heidi ou Carolyn? Competição difícil.


Confiram aqui o trailer do filme “A Sogra”:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário