terça-feira, 30 de agosto de 2011
Desvende quatro mitos sobre dieta
Existem muitos mitos sobre emagrecimento por aí. Alguns deles podem até prejudicar a saúde e causar sofrimento à toa. Quem já não ouviu uma história de que a amiga da amiga conseguiu virar um palito depois que usou um truque mirabolante e infalível? Cuidado! Nem tudo que se escuta por aí funciona. Veja aqui quatro mitos sobre dietas desvendados pela revista GLOSS:
• Abacaxi derrete a gordura?
Não! Nenhum alimento consegue derreter gordura. Na verdade, o abacaxi tem uma enzima chamada bromelina, que ajuda a digerir gorduras e proteínas. É ótimo para tirar a sensação de que comemos demais, mas não queima os pneuzinhos.
• Comer só alimentos diet e light emagrece?
Não! Os alimentos diet não têm necessariamente menos calorias. Eles são voltados para quem possui restrição alimentar devido a algum problema de saúde, como a diabetes. O chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar, mas contém mais gordura do que o convencional. Já os alimentos light têm, no mínimo, 25% menos calorias do que os produtos tradicionais. Mas atenção: se você consumi-los em grande quantidade, também vai engordar.
• Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?
Não! Quem quer emagrecer não deve pular refeições. Parece contraditório, mas quando comemos, damos permissão ao corpo para gastar energia. Privado de comida, o organismo reprograma seu metabolismo para funcionar devagar, gastar menos energia e acumular bastante gordura assim que a comida reaparecer. Conclusão: se você ficar muitas horas sem comer poderá ganhar peso.
• Refrigerante dá celulite?
Sim e não! O refrigerante em si não causa os terríveis furinhos na pele, mas contribui para que você aumente seu peso. E engordar facilita o aparecimento da celulite. Esse problema também está relacionado a sedentarismo e a fatores genéticos. Cuidado também com a bebida zero (sem açúcar). Ela contém sódio, que causa retenção de líquido e inchaço.
Fontes: Juliana Pizzol, do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo; Leny Strauch, do Conselho Regional de Nutricionistas da Bahia e do Sergipe; Maria Perpétuo S. Giorelli, da Associação Brasileira de Nutrologia; Melissa Setubal, coach de Saúde Integrativa.
(Com reportagem de Sílvia Amélia de Araújo para a revista GLOSS)
Fonte: M de Mulher
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário